Eu Te Digo sobre Feminismo

Apesar de Feminismo ser um tema um pouco antigo, há muita desinformação e dúvidas sobre ele. Convivo com pessoas que têm entre 16 e 20 anos, e mesmo assim, eles costumam passar a frente somente o que colocam em suas cabeças, ninguém nunca parou para pesquisar sobre o assunto (até entendo, o nome não é muito sugestivo). Sempre dizem: “Não sou machista, nem feminista”, “Feministas são loucas sem camisa, que acham que homens devem se submeter as suas vontades”. Não é bem assim que funciona. E as pessoas estão sempre usando os mesmos exemplos, como o alistamento obrigatório, para desmerecer essa ideia. Mas, afinal, o que é o Feminismo?

Este é um movimento de cunho político, filosófico e social que se iniciou em 1848. Seus ativistas visam à equidade de direitos entre sexos, acabar com o patriarcado (sistema social onde os homens estão uma posição superior a das mulheres) e fazer com que elas obtenham uma voz mais ativa em quaisquer setores. Graças a esses movimentos, a mulher pode trabalhar, tem direito a voto, possuem escolaridade, etc.

As mulheres conquistaram muitas coisas, mas ainda há trabalho pela frente. Não é difícil de ouvir casos de mulheres que ganham menos em seus empregos, que sofrem violência doméstica, que são impedidas de trabalhar, que são exibidas como culpadas de estupro, pois estavam em locais e com roupas inapropriadas, que não possuem direito ao aborto, mesmo em casos de violência sexual.

“Quer igualdade, mas não tem alistamento obrigatório para as mulheres”. Eu penso que é melhor que todos possuam o direito de escolha, do que ser obrigado a isso. Feministas já fizeram protestos contra o alistamento obrigatório diversas vezes, mas não se via homens pedindo por isso. Se eles não levantam suas bandeiras, por que nós deveríamos? “E sobre as mulheres que querem andar sem camisa?”. Sobre isso, eu penso que todos nós deveríamos usar roupas ao andar na rua, seja homem ou mulher. Mas não critico quem quer andar sem camisa. Com o calor que faz hoje, é normal ter essa vontade.

Pois bem, explicando basicamente, já deu pra entender que Feminismo não é algo que desmerece o sexo masculino e garante a supremacia feminina, muito menos que elas não se depilam, não passam maquiagem ou que querem obrigar alguém a se casar com elas. Cada feminista possui diferentes perfis, se vestem de diferentes maneiras, pensam de diferentes formas. A única coisa em comum entre uma feminista e outra é apenas o seu pensamento de igualdade.

Paula Carvalho

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário