Pré-Determinismo, destino e outras coisas mais.

Você ja deve ter se perguntado, em algum momento, o por que de certas coisas darem errado, não importando o que você faça, e outras funcionando sem o mínimo esforço da sua parte. Já deve ter percebido também que alguma ação, lá no passado, teve alguma reação no presente que te fez lembrar imediatamente dela. Se não lembra, que tal se perguntar: “E se minha família tivesse me matriculado em outra escola?”, consegue imaginar? Simplesmente toda sua vida seria diferente. Outros amigos, outras festas, outros problemas, outros romances. O Pré-Determinismo assume que há um “destino” que já foi definido pela causa primeira, e que essa causa gerou uma reação em cadeia, até os dias de hoje, de Causa -> Consequências, consequências que seriam causas das novas consequências, e assim por diante. Mas diferente da visão comum, e religiosa, que temos sobre o destino, em que toda Causa tem sua Finalidade, também conhecido como Pós-Determinismo, o Pré-Determinismo simplesmente diz ter um caminho ‘já traçado’, mas ninguém o escreveu e ele não está ai para finalidade alguma, simplesmente aconteceu. O problema que muitas pessoas encaram para aceitar esta filosofia está na seguinte silogia:

Tudo possui uma causa. Duas causas iguais, e em situações iguais, não podem gerar consequências diferentes. Logo, estamos presos a uma cadeia de causas-> consequências já pré-determinadas.

Perceberam o problema? Esta lógica ataca diretamente o livre arbítrio, que é defendido não só por religiosos, mas pela maioria do seres humanos. Ouvir alguém falar que você não tem direito algum de escolha, é no mínimo pertubador. Pense bem, o que determina suas escolhas? Inluência dos amigos, sua personalidade, sua família, sua visão de ética, as oportunidades, tudo isso te influência de alguma maneira e cada um desses fatores possui suas próprias causas que levaram ao seu encontro.

“Mas, eu posso agir de forma totalmente contrária à minha personalidade pra mudar esse tal destino” ou “Se tudo já está definido, então posso fazer o que quiser e não podem me culpar por isso”

É a argumentação que algumas pessoas utilizam, mas você não sabe qual é esse ‘futuro pré-determinado’, então como vai afirmar que está mudando ele? E caso você aja de tal maneira, você provavelmente tem algo que te fez agir assim, seja uma característica desafiadora, ou uma posição mais revoltada. Ninguém vai sair por ai cometendo crimes pelo simples fato de ter conhecido uma nova filosofia, só vai acontecer se a pessoa estiver pré-disposta a isso.

“Mas se não podemos prever esse futuro, qual seria a utilidade de saber que ele já está definido?”

Aparentemente nenhuma. Algumas pessoas entram em depressão profunda ao saber disso por considerarem ter perdido o ‘sentido da vida’. Eu prefiro pensar que isso ajuda a parar de me preocupar com o passado, com coisas que deixei de fazer, ou fiz. Mas também nunca deixar de fazer sempre o seu melhor e buscar ao máximo atingir suas metas, sem prejudicar àqueles a sua volta.

“Nós podemos tomar o estado presente do universo como o efeito do seu passado e a causa do seu futuro. Um intelecto que, em dado momento, conhecesse todas as forças que dirigem a natureza e todas as posições de todos os itens dos quais a natureza é composta, se este intelecto também fosse vasto o suficiente para analisar essas informações, compreenderia numa única fórmula os movimentos dos maiores corpos do universo e os do menor átomo; para tal intelecto nada seria incerto e o futuro, assim como o passado, seria presente perante seus olhos”  -Pierre Simon Laplace

Matheus Carvalho

Anúncios

, , ,

  1. #1 por Helton em 22/09/2010 - 10:42

    Nunca acreditei em destino. Isso é uma forma medíocre de nos conformar-mos
    com coisas ruins e mal sucedidas em nossas vidas.

  2. #2 por mario em 22/09/2010 - 16:33

    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”… da ignorância! O destino existe, mas não para tudo! O iluminadíssimo Jesus Cristo mesmo mostrou que muitas coisas que aconteceram quando ele veio já estavam destinadas a acontecer! Se Ele mesmo falou sobre destino, se mostrou que existe (não para tudo), quem estará em condições (morais, intelectuais, espirituais…) de dizer que Ele estava errado???…

    • #3 por Ana em 22/09/2010 - 22:20

      Qualquer macaco adestrado

      Ele era soh um carpinteiro aff

      • #4 por Anonimo em 03/10/2010 - 22:38

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        concordo

    • #5 por matheusco em 23/09/2010 - 20:28

      Qualquer um.

      • #6 por Lindinha em 22/09/2016 - 21:12

        Eu acho que ele perguntou para quem era da religião dele; afinal, se você não é, é claro que vai discordar.

  3. #7 por Daniel em 22/09/2010 - 18:32

    Boa tarde a todos.

    Acredito que o destino não existe por diversos motivos. Aí vão dois deles:

    1 – Se o destino realmente existisse, independentemente do que alguém fizesse em sua vida, ela morreria apenas em determinada data.

    Não precisaríamos ir ao hospital quando ficassemos doentes, não precisariamos dirigir com cautela, nem usar cinto de segurança, fazer exercícios, comer alimentos saudáveis, etc…

    Entretanto, a lógica diz que, se cuidarmos da nossa vida, podemos viver mais.

    2 – Se o destino de cada um realmente estivesse traçado, Deus seria cruel e insensível, pois definiria um destino de riqueza, felicidade e saúde para uns e de tristeza, doença e miséria para outros. Isso não se enquadra com a descrição amorosa de Deus encontrada na bíblia.

    Estes são apenas dois dos muitos argumentos que provam que o destino não existe.

    Grande abraço pessoal.

    • #8 por Ana em 22/09/2010 - 22:22

      Adorei seus argumentos principalmente do 2 dps posta os outros se der

    • #9 por matheusco em 23/09/2010 - 20:32

      A questão é, eu não acredito em deus. E se existe um “destino” nós seríamos incapazes de saber qual é. Então, como você vai saber se o seu destino é ir ou não ao hospital? Se você vai, é porque algo te fez ir, seja sua personalidade ou os conselhos de outras pessoas.

  4. #10 por Matheus em 30/09/2010 - 13:32

    Concordo plenamente com o Daniel,embora a biblia mesmo ja mostre o DESTINO da humanidade,la diz apenas o começo e o fim,mas o que vai ocorrer nesse meio tempo é por nossa conta.
    O “destino” é um assunto que gera milhoes de argumentos e opiniões,tanto para defende-lo quanto para contraria-lo.

    Mas a minha opinião é que existe destino sim,o DESTINO QUE NÓS MESMOS FAZEMOS.

    • #11 por Bruna Flávia em 30/11/2013 - 15:45

      Boa tarde. Antes de nascer, Deus já havia sonhado conosco , Deus já escreveu uma linda história para cada um , ele não nos fez por acaso. Deus tem planos e propósitos para nossas vidas, mas Deus é tão bom que nos deu o livre arbítrio ou seja ele apresenta o caminho e a consequência, as pessoas também nos mostram caminhos diferentes , mas muitas não mostram as consequências … Porém Deus é amor e sempre quer o nosso bem.

  5. #12 por revolted boy em 01/10/2010 - 20:10

    que lixo,nunca vi tanta idiotice num texto só.Procure pesquisar antes de escrever um post, seu idiota.Odeio esses caras q se acham inteligente…principalmente ateus.

    • #13 por Anonimo em 03/10/2010 - 22:43

      Hey “revolted boy” primeiro seu nome é meio gay, segundo, trate os outros com respeito, seu mediocre, terceiro, ele não está se achando inteligente, e por fim, pelo jeito vc parece acreditar em Deus, e Deus não prega amar o proximo como a si mesmo?
      Você é um pessimo Religioso, e tambem uma pessima pessoa, não gostei nem um pouco do seu post destrutivo…

      PS:Depois que li o q vc escreveu, dobrei a minha certeza sobre o fato de vc ser gay… e eu odeio gays

  6. #14 por desireeshiroyama em 27/08/2011 - 13:24

    Destino/carma existe e é unicamente traçado por nos. Não por algo maior. Acho que o NOSSO destino é traçado por nossas escolhas. Como disse uma vez um grande sabio: ” Se você quer saber o que fez no passado olhe sua condição no presente. Se você quer saber o que será no futuro, olhe suas ações do presente ”

    Nossas e somente nossas ações podem ou não mudar nosso futuro.

  7. #15 por Letícia em 26/02/2016 - 20:00

    Caramba, estou estudando o Determinismo Filosófico e esse foi simplesmente o melhor texto sobre o assunto que eu li essa noite. Parabéns, bjs

  8. #16 por Claudio em 15/05/2016 - 09:29

    Quanta besteira!

  9. #17 por Trenks em 10/11/2017 - 23:48

    Fodase

  10. #18 por Trenks em 10/11/2017 - 23:52

    Destino de cu e rola😂😂😂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: