Capitalismo, o vilão da história?

Representação do Capitalismo

Parece que, com o início das aulas, minha nova fonte de inspiração são as aulas de Sociologia. Novamente ouvi minha professora dizer que a maior parcela de culpa, da fome mundial, é do capitalismo. E com certeza não é somente ela que pensa assim. A maioria das pessoas que pensam da mesma forma, sonham um dia que o mundo alcançará o Socialismo Utópico, assim chamado pois seus objetivos eram a sociedade totalmente igual, justa e “perfeita”, mas não apresentava uma maneira para se alcançar esse objetivos, por isso o nome “Utópico”.

Não é preciso muito para mostrar que o Capitalismo NÃO é a causa da desigualdade no mundo. Agora, fazer com que os outros entendam é muito complicado. Quem gosta de história provavelmente vai gostar desse post, pois vamos analisar um pouco da história, e ver a “tamanha maldade” do capitalismo comparado a outros modelos políticos/econômicos/social.

Imperialismo

Representação do Imperialismo

Quem nunca ouviu falar do grandioso Império Romano? E do Império Napoleônico? Liderados respectivamente por Júlio César e Napoleão Bonaparte. O Imperialismo consiste na expansão territorial de um país, e na maioria das vezes era usada a força pra essa expansão. Várias e várias guerras são feitas visando um único interesse, conquistar territórios. Milhares de pessoas sofrendo, sendo mortas, estupradas. Pessoas que perdem tudo, até mesmo a dignidade. A menos que você goste da destruição e o caos, irá preferir o Capitalismo ao Imperialismo. Eu até diria que o único lado bom é para o povo que está dominando, mas numa Guerra ninguém sai ganhando.

Feudalismo

Representação do Feudalismo

O Feudalismo esteve presente principalmente na Europa e teve sua origem na queda do Império Romano. No Feudalismo as pessoas trabalhavam no campo em troca de comida, algo parecido com Agricultura de Subsitência, com a “pequena” diferença que você apenas pegava o necessário (menos, na maioria das vezes) para sobreviver. Parecido com o Capitalismo não é mesmo? Idêntico, na visão socialista. Imagino como deve ser bom trabalhar sua vida inteira usando o necessário pra viver e pagar o que sobrar em impostos. Então, caso você goste de ser tratado como um escravo, esse sitema é perfeito para você.

Nota:

Sabe o que esses sistemas têm em comum? O desejo se superar, superar os outros, ser o melhor! Isso não é algo “ruim” pois é algo Natural. Injusto? Desde quando a Natureza é justa? Sobrevive aquele que se sobressair, estar a cima da maioria. Antes de existir qualquer sistema social/político/econômico existiam “grupos” que saiam à caça de seus alimentos. Dentro desse grupo era inévitável o surgimento do Líder, aquele que uniria o grupo para otimizar suas funções. Ninguém precisou ensinar aos leões que eles teriam que ter um líder, e que precisariam agir em grupo para melhorar sua caçadas, e o líder vai ficar com as melhores “partes” da caça.

Todos irão, ou pelo menos deveriam, querer liderar. Quem não possui esse tipo de ambição, será sempre aquele que receberá ordens, nunca as dará. Mas alguém vai dizer: “Está nos comparando à animais?”. Quem acha um absurdo ser comparado à um animal, provavelmente também acha que sua origem foi “divina” e que possui alguma razão para estar vivo. Querer que todos sejam iguais, é limitar a capacidade humana. Definitivamente, um absurdo.

Mas calma, ainda há uma esperança… o…

Socialismo Utópico

Representação do Marxismo

Profundo...

Imagine um mundo perfeito. Pessoas trabalhando sem receber dinheiro algum, chegam em casa e se deparam com roupas no guarda-roupa, comida na mesa, os filhos estudando em escolas muito boas. Você fica ainda mais feliz sabendo que seu vizinho tem a mesma vida que você, e quase chora de alegria ao saber que seu filho crescerá recebendo um ótimo estudo e não terá problemas na sua vida. Ladrões? Criminalidade? Para que? As pessoas são todas iguais, ninguém precisa roubar de ninguém pois nada falta na sua casa. Doenças? Sem problema, os hospitais atendem à todos igualmente, e existem vários hospitais que juntos são capazes de atender toda a população.

Se você prefere sonhar a viver a vida real, o que está esperando para se declarar Socialista e lutar por um mundo mais igual? O que te impede?

Por: Matheus Carvalho.

Anúncios

, ,

  1. #1 por .:: Ele ::. em 11/03/2010 - 16:06

    Seria muito bom um “país” ou um “mundo” assim, só que isso é sonhar demais!!!

    • #2 por matheusco em 11/03/2010 - 19:11

      Com certeza, mas ainda acho que seriai injusto com aqueles que tem maior capacidade do que so outros.

  2. #3 por Marcio em 24/03/2010 - 12:54

    Não acho que é sonhar de mais…ACHO QUE É IMPOSSIVEL!!!

    Faz parte da indole do ser humano, alguns se acomodam, outros tem ansiedade, expectativas diferentes, alguns querem ser solteiros, outros casados, etc…

    Isto seria um mundo de ROBOS.

    Eu não viveria neste mundinho sem graça (seria AVATAR?) kkkkkk!

    • #4 por matheusco em 24/03/2010 - 19:09

      usausashsa
      Pois é, se existe alguém para mandar é porque existe alguém para ser subordinado. Se um tem capacidade de crescer na vida, porque limitá-lo a ser igual aos outros? Não faz sentido.

  3. #5 por Ricardo em 17/06/2011 - 09:02

    Amigo, o feudalismo é o socialismo real. O problema não é o sistema, é o ser humano… nenhum sistema vai se adequar à sociedade, mas o capitalismo pelo menos te dá a livre iniciativa e liberdade (o McDonalds existe porque o consumidor quer, mas se todo mundo fechar a boca ele vai pro vinagre). Não é porque o socialismo se implementa que a natureza humana muda.
    Estude um pouco mais a fundo as sociedades socialistas, principalmente URSS, e depois reescreva seu texto. Ou mesmo o comunismo chinês…

  4. #6 por Guilherme em 05/10/2012 - 19:50

    cara eu adoro o socialismo, pena que o URSS perdeu a guerra fria, mas eu ainda acredito que o mundo ainda vai se tornar socialista e depois talvez criarão um sistema politico melhor ainda que o socialismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: