Eu te digo sobre Criminalidade – Causas

Criminoso

A criminalidade vem crescendo absurdamente de uns tempos pra cá, e isso é algo que vem me preocupando muito, tanto que provavelmente nessas eleições votarei no candidato que priorizar a segurança do país e visar políticas mais rígidas para evitar a impunidade.

Eu, siceramente, fico muito puto confuso quando ouço meu pai dizer para não sair com roupa/tênis de marca para certos lugares, para evitar de ser roubado. Eu tenho que deixar de me vestir bem pelo fato de correr risco de ser roubado? Mas infelizmente é isso mesmo que acontece, vários amigos meus ja tiveram seus cordões de pratas, celulares e tênis roubados por marginais na rua, e isso é definitivamente um absurdo.

Estarei abordando então sobre essas criminalidade e dividirei em 3 partes. Causas, Consequências e Soluções. Obviamente, começando pelas Causas.

Já me peguei várias vezes pensando do por que estar se tornando tão comum a desonestidade e a violência, por que algumas pessoas vão para o mundo do crime ao invés de estudar e arrumar um emprego digno. Cheguei uma vez a cogitar que o fator principal era a pobreza, o que foi um pensamento altamente preconceituoso. Mas logo vi que pobreza não é sinônimo de bandidagem e falta de caráter, há pessoas assim em todo lugar e em qualquer Classe Social.

_________________________

Então, qual(is) a(s) verdadeira(s) causa(s) da formação de marginais? Citarei alguns fatores que EU considero cruciais.

Familia: O mais importante fator que pode, e na maioria das vezes vai, determinar o caratér da pessoa. Alguém que conviva diariamente com a mãe sendo violentada, os pais usando drogas, vive abandonado e não recebe qualquer instrução familiar, daquelas do tipo “isso é errado”, “não faça isso”, tem grandes chances de se tornar uma pessoa problemática e violenta no futuro.

Amigos: Sabe aqueles conselhos que seus pais vivem te dando sobre tomar cuidado com quem você está andando? Pois é, diferente do que muita gente pensa, amizade influência sim e muito no seu jeito de ser. Falo isso por experiência própria e conhecimento de outras situações. Grande parte das coisas erradas, são as pessoas mais próximas de nós que nos levam a fazer. O que vai definir se agente vai ou não se deixar levar por influências ruins (que tem em todo lugar), é a nossa personalidade e caráter.

Governo: Sim, o governo também é grande culpado pela formação de marginais, ou você acha que se todos tivessem acesso à educação e pudessem se garantir no mercado de trabalho, iriam preferir o mundo do crime? Grande parte das pessoas sensatas preferem algo seguro e estável do que incerto e perigoso. Mas definitivamente não ter acesso à educação ou não conseguir um emprego decente não é desculpa para sair por ai roubando.

E você, concorda? Dê sua opinião.

Por: Matheus Carvalho.

Veja também:

A Criminalidade e suas consequências.

Criminalidade, será que há uma solução?

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: