Eu te digo sobre o Sistema de Cotas.

O Sistema de Cotas visa estabelecer igualdade social nas disputas por vagas em instituições públicas, para que todos tenham o direito a disputarem em condições iguais e justas. Aparentemente perfeito… quase utópico.

Esse sistema tem como objetivo garantir vagas para pobres, negros, indigenas e deficientes nas instituições públicas. É também uma maneira de combater o ‘preconceito’ para com as classes mais desfavorecidas. Ou era pra ser.

Não notou algo estranho nisso tudo? Por que garantir vagas para negros, indigenas e deficientes? Ok, pobres por não terem tido uma formação à nivel de escolas particulares, o que ainda assim não justifica, pois há vários casos de pessoas de classe baixa conseguirem passar em 1° lugar em grandes universidades, tudo com esforço e dedicação. Mas e os negros, indigenas e dificientes? Eles não são capazes de conseguirem uma vaga com seu próprio esforço? A cor da pele define a inteligência de alguém desde quando? Quando alguém perde, por exemplo, o movimento das pernas, também perde a capacidade de aprender?

\\o/

A única coisa que consigo pensar quando me falam em sistema de cotas é que os inseridos nessas cotas, são incapazes de conseguir algo por si só. Esse pensamento vem não por minha culpa, mas é a idéia que isso realmente nos passa.

Seria um negro menos inteligente que um branco? Um deficiente é incapaz de pegar um livro para estudar?

O Sistema de Cotas é puro racismo/preconceito, só não vê isso quem não quer, ou quem simplesmente se acomoda pelo fato de estar sendo beneficiado.

E você, acha que esse é o caminho certo para a igualdade social, ou definitivamente o caminho não é por ai?

Matheus Carvalho

, , ,

  1. #1 por joycemarochio em 22/12/2009 - 11:43

    Eu acho que a maior demonstração de preconceito é esse sistema. Não é dando oportunidade só para algumas pessoas que vamos conseguir igualdade. Sou totalmente contra o sistema de cotas.

  2. #2 por Diego Ribeiro em 27/12/2009 - 12:52

    Bem, Cotas aumenta o preconceito, mas como todo mundo esta cheio de preconceito… preconceito por que é pobre, porque é rico, porque é feio, porque é bonito, porque é burro, porque é inteligente, porque é bissexual, porque é homossexual, porque é heterossexual, porque foi beneficiado por cotas, porque não foi beneficiado… certamente o sistema de cotas não é a melhor maneira de tornar a desigualdade social/racial menos visivel, porem é uma das tentativas acredito que muita gente beneficiada por cotas nem liga se isso é uma maneira de preconceito indireto ou direto mas ha uma oportunidade para aquela pessoa cursar uma universidade e se formar, pode ser que ela tenha plenas condições de competir com quem não se enquadra no sistema de cotas, mas não deixa de ser uma oportunidade para todos os negros, indios, pobres de serem profissionais e amanhã não se tornarem mendigos ou ladrões…se bem que hoje nem precisa de cotas pra se tornar um!

    • #3 por matheusco em 27/12/2009 - 14:19

      Sim, mas não é só questão de preconceito, uns serem beneficiados e outros não creio que seja digamos… nada igualitário.

  3. #4 por Gustavo D. Castro em 27/12/2009 - 13:17

    Acho que o sistema de cotas, cria diferenças! Isso é preconceito! Já sou a favor do sistema de cotas para quem estudou toda vida em escola publica, pois convenhamos o ensino é bem diferente em particulares e publicas, e as universidades foram criadas para quem não pode pagar, o que não acontece hoje em dia, basta observar o estacionamento das federais… podemos observar carros e motos de luxo (na grande maioria), e quem tem dinheiro tem mais estrutura para estudar!

    • #5 por matheusco em 27/12/2009 - 14:21

      Sim, nessa aprte eu concordo, mas mesmo assim deveria ser ‘analisado’ cada caso. Mas em relação aos negros, indigenas e deficientes…. acho até estranho.

  4. #6 por P.C. em 27/12/2009 - 14:49

    Eu morria de medo de que esse sistema de cotas fosse implantado antes de eu entrar na faculdade. Fiz dois anos de cursinho, estudei muito, muito mesmo para conseguir cursar medicina federal. Na minha turma há uma menina pobre que estudou em escola pública, mas se esforçou e conseguiu. Sinceramente, fico muito triste com esse sistema, pois sei o quanto é difícil estudar para entrar em uma boa faculdade e perder uma vaga para alguém que foi pior no vestibular, mas entrou porque é negro,é lamentável.
    Outro ponto: pra mim, índio que tem geladeira e internet não é índio.
    Para os que ainda tentam entrar no vestibular, boa sorte !
    Para finalizar, duas frases :
    Cada povo tem o governante que merece !
    Brasil, um país de TOLOS ! “Pura verdade”

    • #7 por matheusco em 27/12/2009 - 15:29

      Realmente, tem alguns indio que tem carro de luxo e andam com celular de ultima geração. Indio? aham, to sabendo.
      E eu também conheço vários amigos POBRES que se dedicaram e conseguiram entrar numa federal, mas há alguns casos que devem ser avaliados, mas essas ‘vagas’ deveriam ser somente se sobrassem vagas, penso eu. E não contar como uma real disputa.

  5. #8 por Barba em 27/12/2009 - 16:54

    Cotas = Atestado de inferioridade

    Eu não contrataria para minha empresa alguém que tenha passado por cotas.

  6. #9 por Wander em 28/12/2009 - 10:46

    Toda discussão é sempre válida…mas eu gostaria de ouvir/ler a opinião dos beneficiados, negros , indígena e etc. Opinião de interessados diretamente sempre me parece suspeito.
    Abraços.

    • #10 por matheusco em 28/12/2009 - 12:17

      Dificilmente algum beneficiado vai falar que foi beneficiado por cotas, pois pra mim pelo menos, isso é assinar atestado de incapacidade =/

  7. #11 por Lincoln Wallace em 28/12/2009 - 20:34

    Clap Clap Clap, que lindo essa demonstração cívica e reivindicação de direito dos senhores e senhoras, adoro ouvir/ler isso, “Cotas e o meio mais preconceituoso de inserir a minoria”, “Será que negros não tem condições de passar em um exame vestibular?”, “Negro não tem capacidade de estudar e ser alguém na vida?” e por ai vai.
    Isso e argumento de alguém que não enxerga o problema ou é hipócrita ou esta alienado, porque não e possível, vamos recapitular.
    Negro e Marginalizado SIM, Negro não tem Chances de ser inserido socialmente falando, NEGRO sofre preconceito SIM, NEGRO, e isso esta respaldado em pesquisas, quase NUNCA chega a cargo de chefias, NEGRO quase nunca consegue formação acadêmica nos cursos mais procurados, a cada 10 Indivíduos da população carcerária, 7 e Afro descendente (Basta assistir a noticiários policiais).
    Então vamos parar com essa porra de hipocrisia que impera no Brasil, porque, Ou Negro e Geneticamente BURRO e Marginal ou temos um problema serio que começa nos primórdios da escravidão no Brasil.
    Meu Bisavô era Escravo, meu Avo como não teve chance alguma era charreteiro, criou meu pai e meus tios que não tiveram oportunidade de estudar, e eu Graças a Deus tive sorte de um Homem sem preconceitos dar uma chance a meu Pai que mal terminou o estudo primario, e com isso pode me dar oportunidades e estudo, mas friso, não precisei de cotas por pura sorte.

    Abraços.

    • #12 por matheusco em 28/12/2009 - 20:45

      Não entendi bem seu ponto de vista em relação as Cotas… falou, falou, mas não disse se é a favor ou contra com clareza. Só recaptulando… não é dando privilegios à Negros que vai mudar alguma coisa, mas sim mudando o ensino de base e deixando a educação acessivel à todos.

      E eu sei como é o preconceito, não digo preconceito.. mas as ‘oportunidades’, onde eu estudo só há 1 negro por turma, isso quando tem.

      Mas não é por isso que se deve reservar algumas vagas em concursos publicos para eles, mão mesmo.

  8. #13 por Vitor Arcoverde em 29/12/2009 - 14:00

    Minha opinião: (ênfase em “minha): Pense em corredores, pretendo usar de exemplos, uma branco e um negro. O negro sempre perdia, pois estava amarrado, derrepente libertaram o negro. Mas ele vai continuar perdendo. Porque? Porque seus músculos estavam atrofiados.
    É simples assim, a população negra chegou aqui como escravos, e teve muitos ainda recebem esse tratamento até hoje. O preconceito existe, e a parte esmagadora da população pobre, é negra/mestiça, e isso é visível nas ruas. O fato é que as cotas estão dando uma vantagem na largada, é justo? Não, claro que não. Isso só demonstra o quanto imprestável e falível é o nosso sistema educacional. Isso é empurrar com a barriga um assunto importantíssimo. (porém isso vem dos políticos, não é negócio para eles eleitores com educação e senso crítico, enfim) Agora vem minha opinião: É melhor que nada. Eu recebo cota de negro/indígena/escola pública. E como sou inteligente ( e modesto xD) me considero dentro da facu ano que vem. Ah, acho que falei demais.

    • #14 por matheusco em 29/12/2009 - 14:55

      Mas você acha que não seria capaz sem as cotas? ….
      e se você se acha inteligente, seria mesmo necessarias as cotas? Isso que eu acho palhaçada.

      • #15 por Vitor Arcoverde em 29/12/2009 - 16:58

        Sim, mas me considero minoria.
        A maioria precisa, ( a maioria sem renda).

  9. #16 por Lincoln Wallace em 29/12/2009 - 19:30

    O Governo infelizmente não tem condições de dar estudo publico de qualidade, como um pobre, na sua maioria NEGRO pode concorrer de igual para igual com quem teve e tem privilégios? Quando digo privilégios me refiro a OPORTUNIDADES.?
    È totalmente incoerente, se tivéssemos um ensino publico de qualidade eu com certeza seria totalmente contra as cotas, mas na atual situação sou a favor da inserção mesmo que de um modo traumático, dos menos favorecidos em cursos e faculdades descentes, sabe porque? Simplesmente porque resolveríamos varias mazelas que hoje assola nosso Brasil, violência, intolerância e etc.
    Digo e afirmo, o que estamos colhendo hoje foi semeado com o inicio e fim da escravidão, jogando afros descendentes na “vida” sem darmos oportunidades, e com certeza o reflexo disso tudo esta ai, então esta mais do que na hora de encararmos o problema de frente, mesmo que tenhamos que cortar na carne.

    Então, BASTA de hipocrisia e vamos encarar essa porra de frente.

    Negro na sua MAIORIA e pobre sim, Os marginais em sua MAIORIA são NEGROS sim, NEGRO só aparece na novela das oitos ou como EMPREGADINHA gostosa, ou COMO motorista pobre a ser ajudado pelo patrão.

    Então vamos abrir os olhos e enxergar o que é obvio, NAO temos estudo de QUALIDADE, não tem como um NEGRO jogar de igual para igual com um BRANCO, me dói falar isso, mas é verdade.

    A vida não é igual para um BRANCO e um NEGRO.

    • #17 por matheusco em 29/12/2009 - 23:32

      Mas você acha justo que quem estudou em escola particular, que o pai TRABALHOU para deixar seu filho numa escola boa, tenha que concorrer, enquanto outros recebam privilegios?

      Se alguem estuda numa escola partiular, é porque o pai TRABALHOU para coloca-lo lá…. então reflita…

      • #18 por Vitor Arcoverde em 29/12/2009 - 23:50

        corrupção, roubo, sonegação da elite brasileira não passou pela sua cabeça? Nem sempre quem tem dinheiro, é porque batalhou por ele.

      • #19 por matheusco em 30/12/2009 - 00:08

        Mas ai você está generalizando….
        Porque uns roubam, todos os outros também roubaram?

  10. #20 por Lincoln Wallace em 30/12/2009 - 12:47

    Não estou dizendo que o sistema de cotas e JUSTO para com todos, reflita e por favor olhe a sua arvore genealógica e me atire uma pedra se algum antepassado seu não fez uso de mão de obra escrava direta ou indiretamente para acumular riquezas, material ou intelectual na forma de estudos e etc.
    O que estou tentando expor é que o problema social existe e precisa ser combatido de alguma forma, e hoje no Brasil, volto a dizer HOJE, a única maneira de podermos diminuir essa desigualdade em um curto espaço de tempo e com a adoção das Cotas.
    Pense, poderemos colher frutos sociais rapidamente desse investimento, com o sacrifício inicial, e quando tentar se achar injustiçado, pense no Holocausto negro que houve na era da escravidão, vemos a mídia expor publicamente o Holocausto Judeu,(Acho justo e plausível), mas o holocausto negro que houve e ainda há a mídia se esconde e não combate como deveria.
    Logo Logo veremos médicos Negros, Advogados Negros e outros profissionais de destaques com mais naturalidade, sem torcermos o nariz, esses filhos de hoje que estarão se beneficiando das cotas, poderão dar um estudo de qualidade para seus filhos.

    Então não é injusto, temos uma DIVIDA sim com a população NEGRA que a custos de suor, sangue e lagrimas ajudou a alavancar o que mais precioso ouve nessa época obscura do nosso Brasil.

    • #21 por matheusco em 04/01/2010 - 18:02

      Temos uma divida?
      As pessoas de hoje devem pagar por erros cometidos pelos que viveram no passado?

      Bom, se é assim que pensa…

      • #22 por Lincoln Wallace em 05/01/2010 - 14:09

        A raca Negra esta Pagando Matheus, ela esta pagando até hoje, entao é justo que os descendentes dos Senhores da Escravatura tambem o pague.

        Abracos.

        ps: Nao e possivel que voce nao esteja vendo o problema.

      • #23 por matheusco em 06/01/2010 - 18:49

        Sinceramente ein….
        as pessoas de hoje pagarem por erros cometidos por pessoas de antigamente?
        basicamente… o filho pagar pelo ato do pai? Essa é sua justiça?

      • #24 por Lincoln Wallace em 06/01/2010 - 20:33

        Não Matheus, você teve OPORTUNIDADES só isso, por isso você estuda e é um Detentor de Conhecimento, agora duvido muito que seu QI esteja acima da media, mas isso é outro assunto.
        Agora não adianta me dizer que não temos responsabilidades sociais por erros do passado meu caro, sabe aquele Marginal NEGRO que levou uma bala na cabeça esses dias atrás, disparada por um policial Herói, que o fez no cumprimento do seu Dever?.
        Será que a ação dele não é uma reação dessa desigualdade social, não esta na hora de revermos nossos conceitos e tentarmos doar parte da nossa responsabilidade para que nossos Netos (Filhos já não acredito), possam herdar um Pais com menos desigualdade social, menos violento e com o conhecimento distribuído de forma igual e democrática para todos?.

        Todos temos responsabilidades sim, e não devemos fugir, basta de hipocrisia, basta desse racismo velado que temos hoje aqui no Brasil.

        Temos que escancarar e dizer A MAIORIA DOS ANALFABETOS SAO NEGROS SIM, A MAIORIA DOS MARGINAIS SAO NEGROS SIM, A MAIORIA DOS DESEMPREGADOS SAO NEGROS SIM, A MAIORIA DOS MORADORES FAVELADOS SAO NEGROS SIM, A MAIORIA QUE SAO MORTOS COMO PORCOS POR NOSSA POLICIA SAO NEGROS SIM, SE EU VER UM NEGRO ANDANDO DE BMW, AUDI OU ETC IREI OLHAR COM OUTROS OLHOS SIM (Ou é traficante, jogador de futebol ou pagodeiro), QUANDO VEJO A RELACAO DE PARTICIPANTES DO BBB SEI QUE 95% SERAO BRANCOS, MESMO A POPULACAO AFRODESCENDENTE SEREM DE 40%+, SEI TAMBEM QUE SE ELE FOR EMPAREDADO TERA UMA GRANDE CHANCE DE SAIR DA CASA, SEI QUE VOCE ENCONTRAR UM ETUDANDE DE DIREITO, MEDICINA, FARMACIA E ETC SERA COMO ACHAR AGULHA NO PALHEIRO, PORQUE ESTUDANDE NEGRO NESSA AREA NAO EXISTE, OS FAZ EDUCAÇÃO FISICA, OU PEDAGOGIA.

        Negro não vende, negro não e Cool, ser negro não é da moda, só vejo negro como destaque na Rede Globo em Fevereiro, nas escolas de samba, tocando cuíca, mostrando a bunda das belas mulatas.

        Então meus caros abram as suas mentes para um problema que esta ai, na sua cara e só não vê quem não quer.

        Pense nisso.

      • #25 por matheusco em 06/01/2010 - 22:25

        Você ta com , sei la, uma mente muito revolucionária e querendo por a culpa em todo mundo…
        e sobre meu QI, acho que foi um tiro no pé falar disso…
        Pois até hoje não fiquei fora das 3 primeiras colocações nas Olimpiada da Matemática em todas escolas que participei, 80% das medalhas são de ouro.

        Digamos que eu seja sim MUITO bom em matemática, ja ouvi isso de muitos professores e cordenadores, as vezes tento ensinar meus amigos, mas parece que matemática é dom nato, sei la. Além de eu conseguir conversar e prestar atenção nas aulas ao mesmo tempo, sem necessidade de estudar em casa.

        E também não sou ruim nas outras matérias.

        Então acho que o fato de eu estudar numa escola particular, não me qualifica como uma pessoa burra, você fez o Enem? Se sim, quando os resultados chegarem vamos comparar os nossos, se não… eu mostro o meu.

      • #26 por Lincoln Wallace em 07/01/2010 - 07:31

        Digamos que na época em que estudei, professores, médicos e juízes estavam no mesmo patamar no que diz respeito a conhecimento e respeito, e o estudo não era essa vergonha que é hoje, tínhamos médias a ser cumpridas sobre pena de reprovação.
        Para seu governo não tenho 16 aninhos, sou um pai de família, 35 anos, com dois filhos e preocupado com a atual situação social do meu País, não sou revolucionário, sou preocupado, sou um afro descendente PREOCUPADO, e acho injusto as colocações que vejo por ai a fora, Deus o Livre Disso, mas se num futuro você for vitima dessa sociedade em que vivemos, talvez consiga enxergar o problema, e talvez se lembre dessa discussão que um dia houve aqui.

        Fica com Deus, e boa sorte na sua Jornada.

      • #27 por matheusco em 07/01/2010 - 10:53

        Hmm
        Achei que você fosse da minha idade… engano meu.
        E se um dia eu for ‘vitima’ dessa situação que você diz, acredite, eu vou me esforçar pra superar ela.

      • #28 por Angel em 16/01/2010 - 22:09

        QUERIDO AMIGO PASSEANDO PELA NET DO BRASIL ENCONTREI SEU COMENTARIO ME DESCULPE O ERRO DE PORTUGUES E QUE ESTOU FORA DO BRASIL A 30 ANOS E NAO FALO O PORTUGUES COM NINGUEM QUASE
        ACONTECE QUE FUI MUITOS ANOS ATRAS MULATA DO SARGENTELLI UMA DAS PRIMEIRAS UM DIA RESOLVI DEPOIS DE PERDER MINHA MAE RESOLVI ENBARCAR EM UM GRUPO MUITO FAMOSO E VIR PARA EUROPA, MAS AS MINHAS INTENCOES ERAM DE ME FORMAR EM ALGO PORQUE AS OPORTUNIDADES NO BRASIL ERAM PESSIMAS NA MINHA EPOCA MAIS USEI MINHA SIMPATIA PARA PODER SAIR DESTE LINDO BRASIL, ESCUTEI MUITAS VEZES NA ESCOLA QUANDO ERA PEQUENA NEGRINHA, NEGONA E TODOS OS TIPOS DE PRECONCEITOS QUE POSSA EXISTIR.BEM OS ANOS PASSARAMME CASEI ME DIVORCIEI E RESOLVI ESTUDAR E SABE PARA QUE MEDICA
        FIZ UM INTERVIU EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DA SUECIA E PASSEI , FUI PARA INGLATERRA CONTINUAR EM MEDICINA E FIZERAM TAMBEM INTERVIU COMIGO E COMO NO MEU CV ESTAVA ESCRITO QUE EU FALAVA FLUENTEMENTE 6 IDIOMAS ,,SUECO,INGLES, FRANCES ETC ,RESOLVERAM FAZER UM TESTE COMIGO E O INTERVIU FORAM TODOS EM DIIFERENTES IDIOMAS A SURPRESA QUE TIVERAM FOI MUITO GRANDE MAS COMO NEGRA E VINDO DO BRASIL UM PAIS DE INDIOS PASSAR ASSIM NAO ERA NORMAL MAS A VERDADE QUE DEPOIS QUE TUDO SE PASSOU VIERAM DAR-ME OS PARABENS
        HOJE TRABALHO EM UMA DAS MAIORES UNIVERSIDADES DA INGLATERRA QUANDO EU DIGO ALGO ELES FAZEM EXATAMENTE O QUE EU DIGO E ME RESPEITAM O QUE E MAIS IMPORTANTE
        SINCERAMENTE ATE HOJE NAO VI NENHUM BRASILEIRO COM TODA SUAS SABEDORIAS PISAR AQUI DENTRO E TODOS QUE TENTAM NAO ENTRAM PORQUE OS ESTUDOS DO BRASIL AQUI FORA E BANANA NINGUEM QUER SABER E ALGUMAS DAS MULATAS QUE SAIRAM DO BRASIL TODAS ESTAO MUITO BEM ALGUMAS CASADAS COM FILHOS LINDISSIMOS , E TENHO MINHA AMIGA QUE TRABALHOU TAMBEM PARA A GLOBO :ESCRAVA ISAURA E VI HOJE QUE ELA FOI NOMINADA EM SP PELO PREMIO INTERNACIONAL DE CINEMA
        QUANTO QUE UM NEGRO NAO DIRIGE UM BMW AQUI ISSO E MUITO NATURAL , EU MESMO TENHO UM E DISCAPOTAVEL.
        SINCERAMENTE DEPOIS DE LER TUDO ISSO TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA ALIS COM TODOS OS IDIOMAS QUE FALO E FORMADA NEUROLOGISTA NEM PRECISO E PENSAVA ENVIAR MEU FILHO PARA APRENDER SOBRE MINHA EX TERRA EU NUNCA FIQUEM AI COM SUAS COTAS E SEUS RACISMO ALIS O BRASIL E CONSIDERADO UNS DO PAIS MAIS VIOLENTO DO MUNDO E RACISTA E AINDA POR CIMA NEM BRANCO SAO PORQUE OS VERDADEIROS BRANCOS ESTA NA SCANDINAVIA E LE NUNCA SOFRI NENHUMA FORMA DE RACISMO ME RECEBERAM COM OS BRACOS ABERTOS

  11. #29 por Wander em 31/12/2009 - 21:11

    Então, Matheus, se o cara estudou em escola particular, que o pai TRABALHOU para deixar seu filho numa escola boa e etc…Qual o problema dele continuar em uma escola privada?
    Eu vejo no estacionamento da federal da minha cidade, só carrão do ano de gente que pode tranquilamente pagar , enquanto isso, quem não poderia pagar é jogado em uma faculdade particular.Não é um contrasenso?

    • #30 por Lincoln Wallace em 01/01/2010 - 10:22

      Clap Clap Clap, alguem ai entende o problema.

    • #31 por matheusco em 04/01/2010 - 18:05

      Por que?
      Agora é algo ruim querer estudar numa escola que dizem ser a melhor?
      é ruim querer disputar com o Brasil todo?

      e as vezes o pai SE MATA de trabalhar para deixar um filho numa particular, agora vá comparar o preço do Ensino Médio e a Faculdade particular, não são todos que conseguem pagar a diferença de uma para outra.

      • #32 por Lincoln Wallace em 05/01/2010 - 14:14

        Mas tambem nao é Justo que filhinhos de papai como voce, que garanto até hoje nao sabes o que é pegar em um cabo de enxada (figuramente falando) queira disputar de igual para igual com um negro que trabalha desde a infancia para pelo menos sonhar em comer e se vestir descentemente, e quando lhe sobra coragem e MUITA por sinal sai do seu servico as 18:00 horas para entrar na escola onde cursas o segundo grau as 19:00 chegando em casa de madrugada e tendo que acordar bem sedo para retomar o batente.

        Entao por favor, me poupe.

      • #33 por matheusco em 06/01/2010 - 18:48

        Não sabe discutir sem ofender?
        Realmente, nunca peguei num cabo de enxada… mas trabalho pesado deve ser mais bem visto que trabalhos, digamos… mais leves?

        Me poupe você, posso não ter trabalhado do jeito que você sugere, mas estudo e não é o fato de eu estudar numa escola particular que me faz ser ‘inteligente’, eu ESTUDO pra isso.

  12. #34 por Vitor Arcoverde em 01/01/2010 - 19:01

    Não necessáriamente, mas grande parte da elite brasileira é uma vergonha.
    E o que eu puder usar para destronar os ricos USAREI!
    Vamos derrubar essa sociedade desigual!
    OK, me empolguei de uma forma utópica, ignorem.

    • #35 por matheusco em 04/01/2010 - 18:07

      usahasuashas
      eu também não gosto de pessoas desonestas, ainda bem que você disse GRANDER PARTE, e não todos ^^

  13. #36 por Lincoln Wallace em 02/01/2010 - 11:02

    Não e questão de julgarmos e colocarmos no “sal” os ricos e bem sucedidos da nossa sociedade, o que me refiro e uso como bandeira e a inclusão de alguma forma dos excluídos no meio mais importante, segunda a minha opinião, do mecanismo para acabarmos com a desigualdade, insegurança, fome e falta de oportunidades, sou a favor da adoção de cotas por classe econômica, presumindo que a maioria dos menos favorecidos e composta de NEGROS então já estaríamos combatendo o problema de frente.

    Abraços.

  14. #37 por Angel em 16/01/2010 - 22:11

    AH I AM SORRY ABOUT PORTUGUESE

  15. #38 por Marcos em 25/10/2012 - 16:39

    O complicado é quando você é de família de renda baixa, mas por quase muito pouco não se enquadra no auxilio financeiro do governo. Estuda a vida toda em escola pública de ensino ruim e ter que competir com outro que se enquadra no sistema de cotas e que tem situação financeira igual o melhor que a sua e estudou na escola pública ou particular. Ai você não passa e o outro que esta no sistema de cotas que tirou nota menor passa.

    • #39 por Marcos em 25/10/2012 - 16:48

      Se o pai recebe salário minimo e tem vários filhos e não se enquadra na raça especificada pelo sistema de cotas, então é melhor pedir para o pai largar o emprego para entrar no bolsa família e assim entrar no sistema de cotas por pobreza.

Deixe um comentário

